terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Respostas das perguntas

1) É do conhecimento de todos que as catecolaminas são neurotransmissores (como adrenalina, noradrenalina e epinefrina). Então, como elas atuam na ativação das lipases? (by group Bioquímica do Envelhecimento).

As catecolaminas são compostos que contém um ciclo catecol e uma cadeia lateral de amina. As principais catecolaminas são adrenalina, noradrenalina, dopamina e epinefrina. Dependendo da resposta que está sendo mediada, há dois tipos de receptores adrenérgicos -receptores intracelulares ligados à proteína G- α e β. Dentre esses tipos, ainda há subtipos:  α1 e α2; β1 ,β2 e β3. Cada um desses subgrupos, está associado a um sistema de segundos mensageiros.
O segundo mensageiro do receptor β3 aumenta a concentração de AMPc, cuja síntese necessita de glicocorticóides, ativando lipases. Assim, se houver aumento de produção ou de glicorticóide exógeno, haverá maior quebra de gordura e conseqüente redistribuição desta pelo corpo.

2) As catecolaminas atuam na regulação do aumento da taxa de despolarização e de produção de potenciais de ação, assim aumentando a frequência cardíaca e, por conseqüência, regulam o sistema cardiovascular. Qual a consequência do uso de corticóides no balanço das catecolaminas e na regulação cardíaca? (by group Bioquímica da Obesidade)

Na verdade, os corticóides não se relacionam os as catecolaminas alterando a freqüência cardíaca, mas sim alterando a distribuição de gordura como explicado na primeira questão.

3) Qual a função e a importância da injeção de corticóide aplicada em gestantes? (by group Bioquímica da Nutrição)

As injeções de corticosteróides em gestantes servem para o desenvolvimento dos pulmões dos bebês que irão nascer prematuros. Betametasona e dexametasona são as duas substâncias mais usadas e devem ser administradas injeções intramusculares em no máximo 24 horas antes do parto. Ela é usada para diminuir a incidência de RDS (respiratory distress syndrome) e de hemorragia intracraniana. O uso regular dessas injeções é atualmente questionado. Novos estudos indicam que uma dose é o suficiente para se atingir os objetivos e que constantes aplicações de corticosteróides podem levar à paralisia infantil, além de problemas de comportamento.

Bibliografia: Farmacologia - Rang e Dale




Postado por: Manuela Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário